Ser humilde, porém audacioso

Ser humilde, porém audacioso

Tenho visto algumas pessoas confundirem humildade com falta de objetivos, e isso vem me causando algumas reflexões.

Defino humildade como um valor. Uma pessoa humilde não é uma pessoa sem recursos, mas uma pessoa que se mantém com as mesmas atitudes, as mesmas amizades, os mesmos hábitos independente do que tenha conseguido conquistar. Uma pessoa que não se envergonha de sua historia, porém que está em busca de construir novas histórias.

Pessoas humildes são abertas ao dialogo, percebem que não precisam de tudo para si, e buscam dividir o que possuem: seja dinheiro, carinho ou mesmo conhecimento.

Pessoas assim mesmo em sua humildade não são escassas. Elas estão sempre em busca de mais, de algo melhor, de condições melhores para poder contribuir novamente cada vez mais também.

Possuir metas e correr atrás delas, declarar aos quatro cantos do mundo que você pode e você quer mais, não lhe faz uma pessoa arrogante, lhe faz uma pessoa audaciosa.

Pense nisso: se você for humilde, porem não audacioso, sua atitude lhe levaria a inspirar quem?

 

Tatiane Souza

Porque esperamos e buscamos reconhecimento?

Porque esperamos e buscamos reconhecimento?

O ser humano de maneira geral precisa ser amado e querido pelas pessoas a sua volta. Não se trata de mim ou de você. Se trata de nós.

Ser reconhecido eleva nossa autoestima e contribui para a nossa motivação.

O problema se encontra quando não encontramos ou não percebemos esse reconhecimento. Essa falta cria impactos diretos em nosso humor, nossa motivação e também contribui para diminuição de nossa autoconfiança.

Quando nossa autoconfiança é abalada, tudo parece ficar mais difícil. Do dia para noite parece que todas as pessoas passam a nos ameaçar e de repente estamos ali, isolados do mundo e as vezes isolados de nós mesmos.

Uma das coisas que mais amo que aconteça comigo é encontrar alguém que me reconhece e me felicita pelo meu trabalho. Frases do tipo: “Venho te acompanhando e estou muito feliz com sua evolução”, me deixam feliz da vida!!!

Mas não é todo dia que isso acontece correto?

Se ficarmos esperando sempre um motivo vindo de fora, podemos nos frutar e sofres as consequências disso.

Aprendi que a pessoa mais próxima a mim sou eu mesma, e então quando eu preciso de uma dose de autoestima me recolho em meus pensamentos e digo: “Caraca Tati parabéns, tá mandando bem, você merece todo sucesso do mundo mesmo”. E pronto, meu dia ganha novo brilho.

Ser reconhecido pelos outros é bom, mas que tal passar a buscar os motivos dentro de você e não mais fora?

A decisão é sua, e podemos começar já!

 

Tatiane Souza

Qual seu Propósito?

Qual seu Propósito?

Me responda sem pensar muito: Qual seu Propósito?

Falar sobre Propósito é algo que realmente me intriga. As vezes eu me vejo confundindo Propósito com metas, e então me pergunto: “Então quer dizer que se eu não conseguir aquilo minha vida acaba?”

Quando falo sobre Propósito com outras pessoas, percebo que elas possuem a mesma dificuldade que eu. Não é fácil definir Propósitos.

Quando falamos de uma empresa então…bom aí será assunto para outro momento.

Propósito vai além de seus sonhos, de seus objetivos, suas metas. Propósito tem haver com descobertas e escolhas. Uma pessoa sem Propósito é uma pessoa vazia, sem utilidade.

O garfo possui o propósito de nos auxiliar durante as refeições. Tanto o garfo como qualquer objeto ou coisa inanimada possuem um propósito, existe um porque deles existirem.

Olhando por essa ótica, o Propósito está relacionado a nossa utilidade, está relacionado para que fomos criados, porque existimos.

Volto a lhe perguntar porque agora ficou fácil responder: Qual seu Propósito?

Escrevendo este artigo consegui perceber que meu Propósito a partir de hoje será nunca mais viver sem Propósito e nunca mais permitir que as pessoas que eu amo vivam suas vidas sem descobrirem o seu.

Precisamos aprender olhar para dentro, e ter a sensibilidade e a consciência que de vez em quanto precisamos parar tudo e responder: Qual meu Propósito?

 

Bora descobrir propósitos então!!!

Tatiane Souza

Meu desejo neste dia para você!

Meu desejo neste dia para você!

Desejo neste dia que você possa ser simplesmente você. Pare de se preocupar com as outras pessoas. Foque na pessoa mais importante deste mundo: Você! Entenda que as pessoas que te amam, te amam do jeito que você é. Nossos esforços são para sermos diferentes para as demais pessoas do mundo, porque não precisamos ser diferentes para conquistarmos os amores de nossas vidas. Queremos parecer melhores para as pessoas que não nos conhecem. Seus sonhos são seus sonhos. Sinta-se no direito de sonha-los! Respeite os sonhos dos outros também, mas entenda que cada um constrói o destino a sua moda, e por isso a linha de chegada pode não ser a mesma! Sinta-se fraco de vez em quando, mas sinta-se um gigante na maioria das vezes! Chore, chore muito, mas não somente de tristeza, chore também de alegria. Eu faço essa reflexão sempre que me percebo querendo agradar o mundo, talvez ela possa servir também para você: Quem serão as pessoas que ao final do caminho, lá na linha de chegada, estarão comemorando junto com você suas conquistas? Não carregue o mundo nas em suas costas, vai por mim, o mundo é muito pesado, e ao longo do caminho esse peso irá tirar sua vitalidade. Sorria, sorria sempre, mesmo que sem motivo. Ninguém merece uma vida mais ou menos. Viva intensamente cada segundo como se fosse o ultimo. E da próxima vez que encontrar pelo caminho alguém pelo qual não te ame do jeito que você, simplesmente despeça-se e siga em frente!

 

Tati Souza

Cuidado com Super Metas

Cuidado com Super Metas

Tem uma coisa que venho precisando me controlar, veja se isso acontece com você: Ando me cobrando por atingir Super Metas. Quando rompemos a barreira do impossível e passamos a acreditar que tudo é possível, e que só depende de nós, acabamos por muitas vezes caindo em uma grande cilada. Não conseguimos dizer não, e tudo passa a ser grandes oportunidades.

Tenho tipo dificuldade em dizer não a projetos e pessoas. Tudo me parece oportunidade para melhorar resultados, oportunidade para melhorar relacionamentos e oportunidade para ajudar pessoas, e então me vejo dormindo 3 horas por dia, trabalhando de 15 a 16 horas, sempre com o celular a mão, pensando que alguém pode estar precisando da minha ajuda ou do meu direcionamento. Já se viu em alguma cena como essa?

As vezes é hora de tirar o pé e entender que dizer não, ou não posso agora, não é sinônimo de fraqueza e sim de força. Pessoas fortes sabem o que querem e como querem chegar.

Estabelecer para si mesmo Super Metas pode lhe tirar do foco, ou lhe sobrecarregar, e então lhe deixar com os nervos a flor da pele. Dessa maneira não conseguimos curtir o caminho e muito menos comemorar as vitorias, pois sempre estamos pensando no próximo desafio.

Antes de dizer sim, tenho feito esse exercício: Para que mesmo quero isso? Em que isso pode me beneficiar? Quanto tempo vai me custar? Eu preciso mesmo dizer sim? As pessoas que eu amo vai aprovar meu sim?

E de passo em passo, vou construindo meus aprendizados!

 

Bora!

Tati Souza

Coaching ou Mentoria de Carreira

Coaching ou Mentoria de Carreira

Existem duas figuras bastante recorrentes quando o assunto é gestão e aceleração de carreira: o coach e o mentor.

Embora ambos trabalhem para o seu desenvolvimento pessoal e profissional, lançam mão de diferentes metodologias e abordagens para atingir esse objetivo.

Existe duas diferenças e semelhanças entre a figura do coach e do mentor, esperamos te ajudar a decidir qual a melhor opção para seu plano de carreira.

No coaching, o objetivo é ajudar seu processo de raciocínio, e por isso, não dizemos o que você tem que fazer, mas te ajudamos a se conhecer melhor e organizar cenários, de forma a auxiliar o processo de tomada de decisão em diversas situações.

Veja se anda passando por essas situações:

Você está entrando no mercado e não sabe por onde começar;

Está insatisfeito com a carreira atual e tem vontade de mudar de área;

Está em transição de cargos e precisa escolher entre uma posição de liderança ou uma posição especialista;

Sente vontade de desenvolver certas habilidades.

Se sua resposta for sim em alguma destas situações talvez os coaching seja a melhor decisão para seu momento.

A metodologia normalmente empregada no coaching é o diálogo direcionado, em que o coach faz diversas perguntas com o objetivo de guiar o processo de raciocínio do seu coachee (termo usado para se referir aquele que busca a ajuda do coach).

O coach te ajudará a quebrar seus pensamentos pré-definidos e derrubará as barreiras mentais que você construiu ao longo de sua vida. O coach te ajudará a ter mais clareza nos seus objetivos e a traçar um plano de ação para atingi-los. A execução, no entanto, fica a cargo do coachee, de modo que estar comprometido com o processo faz bastante diferença no resultado final.

Já o mentoring é um recurso para quem tem em mente um objetivo mais específico de crescimento de carreira, e quer entender a melhor maneira de chegar lá. Ao contrário do coach, o mentor lhe dá dicas de como fazer para chegar lá numa velocidade e com uma assertividade maior. Porem neste caso, você não tem duvidas sobre o que busca, somente tem duvidas em como poderá buscar esse resultado.

Assim, ao contrário do coach, que te ajuda a chegar às próprias conclusões e encontrar as respostas em você mesmo, o mentor lida com um tipo de situação em que o melhor que tem a fazer é dar conselhos objetivos.

Se no programa de coaching você pode esperar falar bastante sobre você e suas experiências, durante o mentoring a ideia é você ouvir o máximo possível do que seu mentor tem para compartilhar.

Tanto o coah quanto o mentor poderá lhe ajudar a planejar seu futuro com segurança, e claro, alavancar sua carreira de maneira assertiva.

 

Ficou em duvida de qual profissional escolher?

Envie sua duvida para [email protected], será um prazer lhe ajudar!

Gostaria de receber dicas gratuitas sobre carreira?

Inscreva-se em nosso canal e acompanhe as redes sociais.

Sou Caipira de daí?

Sou Caipira de daí?

Sou nascida em Jaú, cidade do interior do interior de São Paulo, e para mim ser Jauense sempre foi algo normal, ao menos até eu ter contato com o mundo lá fora…

Fui estudar na cidade onde moro hoje – Bauru/SP. Meu sotaque sempre foi um pouco arrastado, mas naquela época ele era arrastado demais, e justamente por isso eu comecei a ser motivo de gozação do pessoal que vivia na cidade grande – Bauru (risos).

Depois de um tempo eu fiquei adaptada a nova cidade e meu sotaque melhorou um pouco. Já não era mais motivo de gozação, porque já me sentia alguém da “cidade grande”.

Esse sentimento durou até eu conhecer o mundo lá fora um pouco mais. Fui trabalhar em projetos localizados em São Paulo e adivinhem? Quem morava em Bauru era considerado Caipira do interior, porque Bauru é considerada muito pequena perto de São Paulo.

Passei a trabalhar cada vez mais em projetos em São Paulo. Conheci as avenidas principais, aprendi andar de metrô e comecei a me sentir adaptada a nova realidade da cidade grande.

Sai de São Paulo e passei a desenvolver projetos em outros estados, e depois outros países e adivinhem? Continuaram me chamando de Caipira.

Então vem a moral da história: Não adianta você tentar ser outra pessoa morando ou trabalhando em outros lugares, no final de tudo, você sempre será o reflexo de suas raízes. Nada é tão pequeno que não tenha algo menor, e nada é tão grande que não possa ter algo maior. Justamente por isso, seja você. E se algum dia lhe chamarem de Caipira, responda em alto e bom som: “Sou Caipira mesmo, e daí?”.

Tatiane Souza

CHAVE Trilha de Sucesso

CHAVE Trilha de Sucesso

Estamos prestes a iniciar uma jornada. O destino? O destino será o nosso SUCESSO. Para que essa jornada tenha sentido, não podemos economizar. Precisamos estar dispostos a nos doar 100%. A esta jornada dou o nome de vida. Que a partir de agora você nunca mais se satisfaça com qualquer coisa. Que a partir de agora você busque mais, queira mais, se dedique mais. Que a partir de agora você realmente possa FAZER VALER A PENA!

Tatiane Souza

Utilizo esta frase há mais de um ano, em todas as minhas palestras e os meus treinamentos. Ela representa, para mim, a virada que precisei dar em minha vida, a compreensão de que o SUCESSO acontece na vida das pessoas que buscam, que se superam e que se reinventam. Ele não vem para quem que fica esperando o momento certo, a equipe certa, a economia certa.

É preciso estar realmente disposto a doar 100% de si para transformar sua história e dar a ela um final feliz. Esse final é desenhado pouco a pouco, e buscado dia após dia, sempre com autonomia, dando cores e sons diferentes, para tornar este percurso extraordinário.

Após várias experiências pessoais, profissionais e estudos focados, desenvolvi o Conceito CHAVE que logo, logo, irá estar disponível nas principais livrarias do País! Este Conceito se trata de um organismo vivo, que se renova e se multiplica o tempo todo.

Siga atentamente o passo a passo, e não se cobre por resultados imediatos. Construa seu caminho com muito carinho e com muito cuidado. Se por acaso sentir vontade de voltar, não se preocupe, este processo será muito bem-vindo sempre, pois entendemos que nosso processo de autoconhecimento e busca pelo SUCESSO é mutável, e equivale aos estágios de vida que estamos.

Às vezes para poder aprender novas coisas precisamos desaprender coisas antigas e se lançar ao novo. Se não der certo, temos autonomia para voltar e começar tudo novamente. Aliás os recomeços são muito importantes em nosso processo de desenvolvimento.

 

O CONCEITO CHAVE:

Conhecimento: o que sei

Habilidade: o que consigo fazer

Atitude: o que quero fazer

Valores: por que quero fazer

Engajamento: com quem quero fazer

Eu penso que para uma pessoa ou empresa conseguir atingir o sucesso, ela precisa de algo além do saber, saber fazer, e querer fazer. O sucesso está ligado à sua capacidade de sonhar e à sua capacidade de realizar.

Quais são teus sonhos?

Quais são seus desejos e metas?

Conseguir estas respostas, irá lhe ajudar a aplicar o conceito CHAVE com mais eficiência, pois se soubermos claramente para onde queremos ir, teremos menos dificuldades para desenhar com eficiência nossa trilha rumo ao sucesso.

E se precisar de ajuda, estaremos aqui para te apoiar!

 

Tatiane Souza

Você é Talentoso ou Esforçado?

Você é Talentoso ou Esforçado?

Tem uma definição sobre mim, que sempre me acompanhou, e que vinha me incomodando muito. Em todos os projetos que atuo, quase sempre ao final deles é unanime: Tati, como você é esforçada! Parabéns!

O que eu queria ouvir era: Tati que talento você tem para desenvolver as coisas! Parabéns!!!

Porque para mim a pessoa Esforçada sempre foi aquela pessoa “Feia” porém “Arrumadinha”.

Para que eu contextualize e você possa também refletir sobre a sua própria definição de Esforço e Talento, vou falar um pouco sobre a minha visão sobre isso.

O que seria uma pessoa Talentosa?

Uma pessoa que nasceu com habilidades distintas das demais pessoas, que a faz ter um brilho diferente, um resultado diferente, porque praticamente todos já sabem de longe que ela nasceu para aquilo.

O que seria uma pessoa Esforçada?

Uma pessoa esforçada, seria uma pessoa que nasceu com habilidades limitadas, porém com muita vontade. Essa vontade a faz persistir (persistir não insistir) em seus projetos, e isso a faz ter resultados muito bons.

Quando digo persistir e não insistir, digo porque acredito que a persistência te faz buscar caminhos alternativos para atingir um objetivo, e a insistência te faz continuar fazendo a mesma coisa, esperando um resultado diferente.

Bom, voltando ao nosso assunto, eu sempre quis ser vista como uma pessoa Talentosa, e isso me fez durante muito tempo ficar insistindo nisso, quando me dei conta, que era meu perfil de Esforçada que estava me ajudando a realizar os meus objetivos.

Uma habilidade, um Talento, que eu negava com unhas e dentes.

Que coisa estranha acontecesse conosco né? Buscamos a todo custo ser aquilo que não somos, e quando nos damos conta, aquilo que somos é que nos permite continuar.

A partir do momento que eu consegui mudar minha percepção sobre o assunto, eu realmente me aceitei como sou, consegui perceber que eu poderia ir mais além ainda.

Não é fácil, obstáculos, limitações, medo, insegurança. Mas hoje cada vez que ouço de alguém: Tati como você é Esforçada. Eu mesma internamente digo: Parabéns! Está mandando muito bem!!!

E você? É Talentoso ou Esforçado?

Busca por Propósito

Busca por Propósito

Não sei se você percebeu, mas o assunto “Propósito” vem sendo cada vez mais discutido. Assisti ontem “Emoji: O Filme”, e percebi que a temática central da história também foi sobre Propósito.

Antigamente eu entendia Propósito como Objetivo, e mais recentemente percebi que os dois assuntos são coisas bem distintas.

A pergunta que pode estar fazendo é: Por que você percebeu isso?

Bom, vamos lá: Ando passando por uma grande crise existencial (mais isso é segredo nosso tá?). Venho desenvolvendo muitos projetos, atingindo várias metas pessoais e profissionais, mas ainda com um grande buraco, a falta de algo que até então não sabia o que poderia ser.

Venho participando de muitos treinamentos, conhecendo muitas pessoas diferentes, buscando várias alternativas de autoconhecimento.

Comecei a acompanhar (principalmente nas mídias sociais) algumas pessoas, como fonte de inspiração, e um dia desses eu me perguntei: Bom, peraí, por que esta pessoa me inspira? Por que eu gosto de ouvi-la? De acompanhar seu dia a dia?

Percebi que todas elas, tinham características muito distintas, porém um grande ponto em comum: Tinham clareza sobre seu Propósito com a habilidade de declara-lo de maneira sincera, sem nenhum medo de julgamentos.

Parece fácil né? Foi o que eu pensei inicialmente.

Neste momento tive uma conversa muito sincera comigo mesma, e me perguntei: Tati qual é seu Propósito? Refleti sobre vários pontos importantes da minha vida e cheguei a quatro prioridades:  Ter independência financeira, para que o dinheiro não seja questão de sobrevivência, mas sim de contribuição; Ser lembrada por quem sou não pelo que tenho, através do meu legado e contribuição a vida das pessoas; Estar feliz durante a trilha não somente na linha de chegada, porque a vida é feita para ser vivida; Inspirar meus filhos através dos valores que norteiam minha vida, para que eles também queiram mudar o mundo.

Muito claro pra mim, mas não tão claro para as pessoas a minha volta. Neste momento percebi a diferença entre Objetivos e Propósito.

Estes pontos são grandes objetivos em minha vida, mas não meu Propósito, porque hoje entendo que Propósito é algo que independe da situação: se está bem ou mal, com dinheiro ou sem dinheiro, de bem com a vida ou não, com problemas ou sem problemas, o Propósito te acompanha e continua claro para as pessoas a sua volta.

Hoje busco com toda minha força atingir meus quatro grandes objetivos que falei acima, mas permaneço com a grande pergunta: Qual é meu Propósito neste mundo?

Se fizer sentido para você acompanhe meus canais de comunicação, e me ajude a identificar meu grande Propósito! Juro que também vou fazer o máximo para contribuir para você também descobrir o seu!

facebook/tatisouza.chaveparaosucesso

youtube/tatianesouza

linkedin.com/in/tatiane-souza-87554620

Página 1 de 512345