Existem duas figuras bastante recorrentes quando o assunto é gestão e aceleração de carreira: o coach e o mentor.

Embora ambos trabalhem para o seu desenvolvimento pessoal e profissional, lançam mão de diferentes metodologias e abordagens para atingir esse objetivo.

Existe duas diferenças e semelhanças entre a figura do coach e do mentor, esperamos te ajudar a decidir qual a melhor opção para seu plano de carreira.

No coaching, o objetivo é ajudar seu processo de raciocínio, e por isso, não dizemos o que você tem que fazer, mas te ajudamos a se conhecer melhor e organizar cenários, de forma a auxiliar o processo de tomada de decisão em diversas situações.

Veja se anda passando por essas situações:

Você está entrando no mercado e não sabe por onde começar;

Está insatisfeito com a carreira atual e tem vontade de mudar de área;

Está em transição de cargos e precisa escolher entre uma posição de liderança ou uma posição especialista;

Sente vontade de desenvolver certas habilidades.

Se sua resposta for sim em alguma destas situações talvez os coaching seja a melhor decisão para seu momento.

A metodologia normalmente empregada no coaching é o diálogo direcionado, em que o coach faz diversas perguntas com o objetivo de guiar o processo de raciocínio do seu coachee (termo usado para se referir aquele que busca a ajuda do coach).

O coach te ajudará a quebrar seus pensamentos pré-definidos e derrubará as barreiras mentais que você construiu ao longo de sua vida. O coach te ajudará a ter mais clareza nos seus objetivos e a traçar um plano de ação para atingi-los. A execução, no entanto, fica a cargo do coachee, de modo que estar comprometido com o processo faz bastante diferença no resultado final.

Já o mentoring é um recurso para quem tem em mente um objetivo mais específico de crescimento de carreira, e quer entender a melhor maneira de chegar lá. Ao contrário do coach, o mentor lhe dá dicas de como fazer para chegar lá numa velocidade e com uma assertividade maior. Porem neste caso, você não tem duvidas sobre o que busca, somente tem duvidas em como poderá buscar esse resultado.

Assim, ao contrário do coach, que te ajuda a chegar às próprias conclusões e encontrar as respostas em você mesmo, o mentor lida com um tipo de situação em que o melhor que tem a fazer é dar conselhos objetivos.

Se no programa de coaching você pode esperar falar bastante sobre você e suas experiências, durante o mentoring a ideia é você ouvir o máximo possível do que seu mentor tem para compartilhar.

Tanto o coah quanto o mentor poderá lhe ajudar a planejar seu futuro com segurança, e claro, alavancar sua carreira de maneira assertiva.

 

Ficou em duvida de qual profissional escolher?

Envie sua duvida para [email protected], será um prazer lhe ajudar!

Gostaria de receber dicas gratuitas sobre carreira?

Inscreva-se em nosso canal e acompanhe as redes sociais.